A paixão e o elo da família Fagundes com o cavalo vem de tempos, há 4 gerações, quando o pai do Sr. José Alencar Fagundes acolhia os tropeiros de cavalos e mulas em seu armazém, na Serra Gaúcha. Ele, então com 5 anos de idade, escutava atento às conversas dos tropeiros e observava, sentado a sombra de um cinamomo, os animais sendo desencilhados.

A admiração por estes animais foi passada para as gerações seguintes até que, em 2011, o sonho antigo de ter uma criação de cavalos Quarto de Milha foi concretizado pelo Sr. José A. Fagundes, com a construção do Haras Virgínia, nome dado em homenagem à matriarca da família, que era quem preparava com capricho a comida caseira que alimentava os tropeiros.

Localizado na cidade de Portão/RS, na Fazenda Boa Vista, o Haras Virgínia é um lugar aconchegante e cheio de vida, onde a família recebe os amigos e desfruta de momentos de alegria e amizade, pois o cavalo aproxima as pessoas naturalmente.
Apesar de serem criadores jovens, a preocupação com a qualidade e o bem estar dos animais são os alicerces da criação, e por isso conta com uma equipe experiente no manejo e treinamento dos cavalos.

Dentre as tantas aptidões do Quarto de Milha de trabalho, linhagem criada no Haras, a modalidade de Laço Comprido (popularmente conhecido como tiro de laço) é a praticada no Haras, visando as provas de laço técnico, que mostra as qualidades do cavalo e cavaleiro.

Assim é o Haras Virgínia: família, qualidade, dedicação e profissionalismo. Um sonho concretizado, uma evolução constante.

“Inferior a todos os seus pares no reino animal – enxergando menos, escutando menos, menos veloz, menos ágil e menos forte, o homem fatalmente seria um escravo. O cavalo fez dele um rei.”



 

 

 

 

HARAS VIRGÍNIA - 2014. Todos os direitos reservados.